(Le nozze di Figaro)
Ópera bufa em quatro atos de Wolfgang Amadeus Mozart
Libreto de Lorenzo Da Ponte
AALTO THEATRE 19:00 PALESTRA INTRODUTÓRIA NO FOYER
Estreia em 23 de maio de 2020
Em italiano com legendagem em alemão
O Conde Almaviva aboliu o “direito da primeira noite”, que até então lhe garantia prerrogativa a todas as mulheres em seu castelo. No entanto, ele lamenta essa decisão, porque seu servo Fígaro quer se casar com a empregada Susanna, que exerce grande atração sobre Almaviva. Ele faz o impossível para adiar o casamento, mas Fígaro e Susanna estão atentos e organizam uma comédia para expor as intenções do conde. Muita turbulência está por vir e um “grande dia” segue seu curso maluco…
Às vésperas da Revolução Francesa, a parceria entre Mozart e Da Ponte se atreveu a colocar essa peça no palco! Acontece que eles colocaram o dedo precisamente na ferida social da época e criaram uma peça que já possuía poder explosivo revolucionário: o confronto entre nobreza e burguesia, entre elite e servos, entre o topo e a ralé era o assunto do dia. Será que só naquela época?
Como sempre, Mozart também trata do elementar! A liberdade de amar e do prazer erótico pode ser reprimida através da instituição do casamento? Felizmente, a música ousa dizer o que as pessoas no palco não conseguem. Além da turbulência insana, faz com que as grandes dores e sofrimentos sejam sentidos, bem como os anseios, assim como o medo de que esses anseios não sejam satisfeitos. Depois de inúmeros disfarces, intrigas e fofocas, rachaduras nas janelas, viagens falsas e vários casamentos, tudo termina no jardim noturno. A luz pode finalmente ser trazida para a escuridão aqui? Uma das comédias musicais mais perfeitas em que as situações viram de ponta-cabeça e surge uma surpresa após a outra!
Palestra introdutória: 30 minutos antes de cada performance no foyer
Discussão de acompanhamento em 28 de maio e 12 de junho de 2020 na cantina do Teatro Aalto
Ensaio aberto ao público em 18 de maio de 2020
Palestra introdutória:
Patrocínio do Teatro Freundeskreis e Philharmonie Essen e. V.
APRESENTAÇÃO EM:
18/06. 19:30
equipe
Tomáš Netopil – Direção Musical
Floris Visser – Cenário
Gideon Davey – Palco e Figurinos
Alex Brok – Iluminação
Jens Bingert – Regência do Coro
Christian Schröder – Dramaturgia
Camila Titinger – Gräfin Almaviva
DESTAQUE
Camila Titinger – Gräfin Almaviva
Em 2015, a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger foi uma das vencedoras do concurso “New Voices” em Gütersloh. Em 2016, abriu a temporada do Festival de Bregenz, sob a direção de Paolo Carignani e com a Orquestra Sinfônica de Viena. Em 2017, estreou na França como Contessa (“As Bodas de Fígaro”) na Opéra de Toulon. No mesmo ano, foi premiada no concurso de canto da Opéra de Paris, no Théâtre des Champs-Élysées. No concurso Cardiff Singer of the World, representou o Brasil em 2019 e chegou à final. Também foi homenageada no concurso Giusy Devinu em Cagliari, venceu a competição Maracanto no Brasil, obteve o segundo prêmio na competição Bidu Sayão e foi vencedora do concurso internacional de Ópera Maria Callas. Camila Titinger foi membro do Center Perfeccionament Plácido Domingo, em Valência, Espanha. Em 2018, aceitou convites para se apresentar em dueto com Plácido Domingo em Ljubljana, Estrasburgo e Boston. Em 2019, foi vista pela primeira vez na Grã-Bretanha, onde deu vida a Donna Anna (“Don Giovanni”) no Garsington Opera Festival. Durante esta temporada, as estreias no Théâtre des Champs-Élysées foram no papel de Donna Anna, de Pamina (“A Flauta Mágica “) no Teatro Solís em Montevidéu e de Hanna Glawari (“A Viúva Alegre”) no Brasil. Mais recentemente, apresentou-se com as Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos no Teatro Real Madrid, participou de um concerto organizado pelo “New Voices” na embaixada alemã em Washington DC e deu vida à Contessa Mimì (“La Bohème”) e Antonia (“Les Contes d’Hoffmann”).